Coordenador : Rodrigo Figueiredo de Brito Resende
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 388596.2206.297078.12012023
Departamento/Setor: MOC
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Atendimento odontológico de pacientes que sofreram traumatismo dento-alveolar na cidade de Niterói / RJ. Além disso, realizar campanhas para prevenção e conscientização da importância do tratamento imediato das lesões visando a manutenção do elemento dentearia e da saúde do paciente.
Local de atuação: O projeto ocorrerá de segunda à sexta com carga horária de 02 horas por dia em clínicas da Faculdade de Odontologia, com atendimento aos pacientes que forem encaminhados ou mesmo pacientes que seguem em tratamento de traumatismo dento - alveolar. As quintas ocorrerá uma reunião semanal para discussão de casos clínicos e confecção de trabalhos científicos no prédio da Faculdade de Odontologia sala B (17 às 19 hs), sempre sob a coordenação de um professor responsável.
Objetivo
OBJETIVO PRINCIPAL: Oferecer aos paciente acima de 12 anos de idade que sofreram trauma dento alveolar uma minuciosa avaliação e um atendimento odontológico de qualidade, visando sua qualidade de vida e a manutenção do elemento dentário após o trauma. OBJETIVOS SECUNDÁRIOS • Realizar um correto diagnóstico e tratamento dos casos traumas dento alveolares; • Realizar campanhas de prevenção de traumas dento alveolares em escolas e clubes na cidade de Niterói/RJ; • Desenvolver atividades científicas para os alunos envolvidos neste projeto de extensão.
Resumo
O traumatismo dento alveolar é considerada uma situação de urgência odontológica, frequentemente vistos no dia a dia dos cirurgiões dentistas. Porém, muitas vezes o atendimento que deveria ser imediato não é realizado em virtude da falta de conhecimento de pais e responsáveis ou mesmo por profissionais. Além disso, em muitos lugares há falta de recursos para um correto diagnóstico e tratamento. Esses fatores, associados à falta de conhecimento dos profissionais de saúde, ocasionam adiamento da avaliação, afetando drasticamente o seu prognóstico. Este tipo de traumatismo envolve algumas estruturas básicas como: porção alveolar, tecidos de suporte periodontal, estruturas moles, estruturas ósseas da face e o próprio elemento dentário. Este tipo de trauma além de causar um desconforto ao paciente, pode lhe causar, ineficiência na função mastigatória, afetar a fonética e a estética, influenciando no seu bem-estar social e de seus familiares. Os altos índices de acidentes automobilísticos, prática de esportes radicais, violência urbana com arma de fogo, quedas, lutas livres, entre outros tem favorecido muito as ocorrências desse tipo de trauma em urgências odontológicas. Na maioria dos casos, os acidentes envolvem, principalmente, crianças e adolescentes, sendo considerado um problema de saúde pública. O objetivo deste projeto, é atender os pacientes da cidade de Niterói / RJ com idade mínima de 12 anos de idade, vítimas de traumatismo dento alveolar. Além de preparar nosso corpo discente para a realização de um correto diagnóstico e tratamento para esses tipos de trauma.